terça-feira, 10 de maio de 2011

Dê Uma Faxina Geral Em Seus Rins



Entra ano e sai ano e nossos rins, na maioria das vezes estão ali, firmes e fortes filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo.

Só que tudo tem um limite. Com o tempo o sal se acumula e precisamos de uma boa limpeza nos rins. E aí vem a pergunta: tem como fazer isso?

A boa notícia é que tem sim! É garanto que é muito mais simples do que você imagina. Faça o seguinte:

  • pegue um maço de salsa e lave bem;
  • corte bem picadinho e ponha numa vaslilha com água limpa, claro!
  • ferva por 10 minutos e deixe esfriar;
  • coe e ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira.
  • beba todos os dias e o sal e outros venenos acumulados nos rins irão sair pela urina.

Não é de hoje que a salsa é reconhecida como um dos melhores, senão "o" melhor tratamento de limpeza dos rins. E o melhor que é um remédio natural!

Mas como ele é usada mais como temperos, a salsa, provavelmente, é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas. Pois ela é muito mais do que você pensa! Só para começar ela tem mais vitamina C do que qualquer outro vegetal de nossa culinária. São 166mg por 100g. Isso significa que ela tem três vezes mais vitamina C que a laranja.

Também contém magnésio. São 2,7mg por 100g, cálcio (245mg/100g) e potássio (1mg/100g).

A salsa é um poderoso diurético que cura a retenção de água no organismo. Para quem tem pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual ela é extremamente indicada. Por ter uma alta concentração de vitamina C ela ajuda na absorção de ferro.

Eu, particularmente, não gosto de salsa, mas...por ser um suco natural, ele pode ser misturado com outros sucos. Agora dá para encarar! E pode ser tomado três vezes ao dia.

Suas folhas podem ser mantidas no congelador e seu uso é recomendado na culinária diária.

Só mais uma coisinha: a salsa também ajuda a reduzir o mau hálito causado pelo alho fresco.

Agradeço muito à minha amiga Glória juntamente com a Sônia e Doris que me enviaram essas dicas em forma de comentário. Segue mais umas considerações feitas por elas:

1º - A vitamina C é perdida em alimentos aquecidos e mais ainda em temperatura de fervura, logo se ferver, perde toda a vit. C. É uma vitamina volátil.
2º - Para quem tem problemas cardíacos, como angina e taquicardia ou bronquite asmática, o excesso de salsa é prejudicial, pode aumentar as crises.
4º - A salsa, assim como o agrião, é um alimento rico em bactérias. Não basta lavar bem. É extremamente necessária a desinfecção com solução à base de cloro a 120 ou 150 ppm. Pode até ser uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água pura. Ambos os processos duram quinze minutos e depois sim, enxaguar bem.
Ela é ótima para suspender hemorragias ou sangramentos pós-cirúrgicos, principalmente uterinos.

Costumo qdo compro salsinha, separar as folhas do cabos faço 2 montes: 1 de folhas picadas para congelar. Pico os talos e congelo saparado. Deste monte faço sopa, só jogo o q estiver pisado ou feio.
Se vc não quiser congelar tem outra opcção, sem separar os talos das folhas lave os ramos perfeitos e frescos. Pegue um papel toalha comprido enrole seu maço de salsinha molhado.
Ponha dentro de um saco plástico limpo e deixe na geladeira. o papel não pode ficar enxarcado nem seco. Sempre que for usar retire do papel o que vai usar e embrulhe no mesmo papel. Ponha de volta no saco plástico e de volta na geladeira. Vc não vai perder quase nada do maço fresco que comprou. Só se deixar enxarcado demais ou seco demais! essa dica serve para outros ramos fescos.
ela também é útil para aliviar picada de insetos e por ser desintoxicante, ela alivia a alergia das picadas dos insetos em geral (borrachudo, pernilongo, pulga, etc.)
Como ela é vaso-constritora e anti-hemorrágica assim que a mulher tiver o bebe pode usar a salsa... eu usaria um dia antes do parto!

Fonte: estoubem