domingo, 29 de abril de 2012

Discordar pode. Desautorizar não pode.


Educar um filho realmente não é uma tarefa fácil. A sociedade ainda espera que a mãe seja responsável pela educação das crianças. .Quando os pais amam demais e esquecem de dizerem o Não, são acusados de superprotetores deixando os filhos muito mimados, quando os pais são exigentes, pegam no pé, daí são considerados chatões, então sim, é uma tarefa trabalhasa e difícil que merece paciência, atenção, mas acima de tudo, muito amor.

 Em hipótese alguma o pai deve desautorizar a mãe, e vice-versa, na frente dos filhos, porque é aí que se quebram os limites e regras. “A criança vai refletir o que o pai e a mãe são e fazem. Se estão perdidos, os filhos também ficarão perdidos”.

Saiba como ensinar a criança a respeitar - Erros comuns:

Abaixo, você vai conferir algumas dicas importantes que podem e vão te ajudar na hora de você educar seu filhote:

1 – Mentir – Aquelas mentirinhas bobas que todos os pais inventam para que o filho possa obedecê-los são um erro tremendo. Exemplo: “Se você não dormir, o bicho papão vem pegar você”. A relação entre filhos e pais deve ser o mais clara possível. E não importa o quanto essa mentira seja insignificante, toda vez que você mente, você perde a chance de conversar abertamente.

2 – Ameaçar e não cumprir – Sempre que os pais ameaçam os filhos de proibi-los de fazer alguma coisa e não cumprem, então, eles saberão que isso sempre vai acontecer. Exemplo: Se você não dividir seu brinquedo, você vai ficar de castigo. Mas acontece que você não o deixa de castigo e ele não divide o brinquedo nem no momento e nem em outra ocasião.

3 – Desautorizar o pai ou a mãe na frente das crianças – Isso é bem comum entre os pais, mesmo as vezes que seja por bobeira. A mãe proíbe o filho de comer doce, mas o pai, no mesmo momento, ignora a mãe e deixa o filho comer doce.
Imagine a situação: a criança quer tomar sorvete antes do almoço. Para a mãe, de jeito nenhum, mas para o pai fala: "Por que não? Só hoje". Isso pode fazer uma confusão na cabeça do pequeno. "Ele entenderá que o limite imposto por um dos pais não é verdadeiro e essa ideia pode dificultar que a criança obedeça e cumpra regras". Claro que é normal que o casal não concorde em tudo, mas a sugestão é que seja feita uma conversa longe da criança para definir, em comum acordo, as regras da casa.

4 – Comentar os defeitos do parceiro para a criança – é uma atitude que jamais deve ser tomada. “Seu pai é tão pão duro. Ele nunca vai comprar esse brinquedo para você”, “Nossa, sua mãe é muito atrapalhada, não consegue organizar as coisas”. A atitude mostra desconsideração pelo pai (ou mãe) da criança. E, pior ainda, ela pode entender que pode fazer isso com qualquer pessoa também.

5 – Quebrar as regras – Você impõe regras, mas as vezes seu filho pega você descumprindo-as. Isso não é nada bom acontecer. Para tentar escapar, você inventa uma desculpa e diz que você pode fazer isso, mas ele não. Mas não tem jeito, ele tomara sua atitude como exemplo.

6- Ceder à birra da criançaÉ verdade que há momentos em que ela irá espernear demais. Mas ceder a isso é deixar que o filho fique no comando, ou seja, ele irá achar que pode conseguir tudo o que quer, na hora que quiser - basta chorar. A psicóloga Aline explica que as crianças desafiam e buscam o limite o tempo todo. "Mas sem esse limite pode haver insegurança pois não fica claro o que é certo ou errado diante de situações da vida", diz. O melhor a fazer é dizer para ela que a birra não vai adiantar, sempre com muito diálogo. Uma hora ela irá perceber que a choradeira não trará resultado e irá parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário