terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

EU MORRO E NÃO VEJO TUDO


Quando eu trabalhava em propaganda, tinha uma colega de agência que abria o jornal e dali a dois minutos exclamava: "Eu morro e não vejo tudo". Era ouvir a tal frase e aguardar a notícia bombástica que ela leria pra toda a equipe em voz alta.
Lembrei dessa minha ex-colega quando li as reportagens sobre o alemão que comeu um engenheiro, literalmente, com total consentimento deste. Canibalismo combinado entre as partes, tratado via Internet. Alguém ainda se lembra?
Os jornais noticiam fatos cada vez mais assombrosos, porém nossa capacidade de nos surpreendermos diminui na mesma proporção. Pessoas puxam boengs de 200 toneladas com a boca para entrar no livro dos recordes. Mandam matar o melhor amigo. Sacrificam crianças em rituais de magia negra. Tatuam 99% do corpo. Matam mãe e pai por causa de namorados. Engolem quilos de cocaína para atravessar fronteiras. Passam mais de um mês sim comer dentro de uma jaula de acrílico suspensa sobre um rio. Atiram garotos pela janela de um metrô em movimento. Botam fogo em mendigo pra se divertir. De bizarrices a crimes hediondos: há de tudo, para todos os gostos, todos os dias.
Quando foram iniciadas as investigações do assassinato do casal americano no Rio de Janeiro, não se descartou a hipótese de a filha de treze anos estar envolvida. Uma menina envolvida na morte dos pais. É possível uma coisa dessas? Absurdo sim, mas crível, também. Como são críveis as notícias de médicos abusando de pacientes, donas-de-casa roubando nenês na maternidade, de juízes comandando esquemas de corrupção: que surpresa há nisso? Por um acaso alguém se surpreendeu vendo um padre fazendo propaganda para as Lojas Americanas?
Surpresa mesmo a gente tem quando vê uma pessoa humilde devolver intacta uma carteira recheada de dinheiro que foi encontrada no chão. Surpresa é ver político fazer promessas realistas e cumpri-las. A grande surpresa 2003 foi aquele tratorista que se negou a derrubar um barraco porque isso lhe doía na alma. Surpresa é o sentimento vir antes da razão, surpresa é a índole vir antes de interesses financeiros, surpresa é a amizade falar mais alto que as relações de bajulação. Desde que o mundo é mundo que o raro surpreende. O que mudou foram as raridades nossas de cada dia.
Martha Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário