domingo, 31 de julho de 2011
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Uva-Passa
As uvas secas sempre foram vistas como poderosas pelos homens. Suas propriedades, intuídas desde tempos pré-históricos, e provavelmente sua doçura e seu sabor, justificavam seu uso em cerimônias religiosas e na decoração de templos.
No século 4 a.C., a secagem das uvas já era feita no Norte da África - muitas vezes, enterrando-se as uvas nas areias do deserto.
O alimento encontrou campo fértil na região do Mediterrâneo, onde já havia uma tradição de cultivo de uvas e o costume de secar frutos ao sol. As passas foram incorporadas à alimentação local e, na época do Império Romano, que produzia e comercializava enormes quantidades da fruta seca, chegaram a uma espécie de apogeu.
Após a queda do Império Romano, as passas perderam o destaque na alimentação europeia, que só foi recuperado a partir do século 12, com as Cruzadas. Os cruzados, além de promoverem o intercâmbio entre a Europa e o Oriente - onde as frutas secas tinham papel essencial na alimentação, aprenderam a valorizar o alimento altamente energético, fácil de ser transportado e conservado.
N Inglaterra do século 14, as passas eram consideradas comida de luxo. Durante o reinado de Elizabeth I, eram usadas como moeda de troca. No século 18, tornaram-se um importante produto do "mercado triangular" entre Europa, África e Américas. No século 20, consolidadas como fonte durável de energia e nutrientes, as passam tiveram papel fundamental na alimentação dos soldados nos fronts. Nas duas Grandes Guerras Mundiais, eram consideradas como "alimento ideal" para os combatentes.
No século 21, as uvas estão na lista "The Perfect Snacks"(alimentos que oferecem energia e ajudam a suprir as necessidades nutricionais).
As uvas-passas são fonte de oligofrutossacarídeos com ação prebiótica, fibras insolúveis, boro e ricas em flavonoides e ácidos fenólicos. Os compostos fenólicos, encontrados também na uva in natura e no vinho, tem sido especialmente estudados por seu efeito na prevenção de doenças crônicas degenerativas e do envelhecimento. Em frutas secas, os valores de compostos fenólicos por porção são maiores do que nas frescas, uma vez que essas substâncias se concentram no processo de desidratação.
Os benefícios da uva-passa para a saúde óssea parecem estar associados à sua alta concentração de boro, elemento-traço essencial ao desenvolvimento de ossos e ligamentos.
O boro pode ter papel na prevenção ou diminuição da perda óssea na pós-menopausa. Um estudo sobre a suplementação em boro mostrou que, em doses equivalentes às obtidas em dietas ricas em frutas e vegetais, o aporte de boro reduziu a desmineralização dos ossos e a perda do cálcio.
Há também alguma evidência experimental da ação do boro no tratamento de sintomas da artrite. Em ratos com artrite induzida, a suplementação de boro lebou à menor formação de edemas e inflamação.
Câncer de Cólon
A uva-passa pode ter uma ação preventiva no câncer colorretal por sua quantidade de fibras em geral e, especialmente, por ser rica em oligofrutossacarídeos de ação prebiótica.
As fibras aceleram o trânsito intestinal, o que pode ajudar na eliminação de agentes carcinogênicos. Estudos in vitro com células cancerosas do cólon mostram que ácidos graxos produzidos pela fermentação das fibras no aparelho digestivo inibem a proliferação dessas células. Os prebióticos da uva-passa estão associados a esse processo. Essas substâncias se formam no processo de desidratação da uva, não sendo detectáveis nas uvas frescas.
A quantidade significativa de ácido tartárico da uva-passa também é benéfica ao cólon, a substância acelera o trânsito intestinal, fator associado à prevenção de câncer colorretal.
Doenças Cardiovasculares
A pontencial capacidade cardioprotetora da uva-passa está diretamente relacionada ao seu teor de fibras e de compostos fenólicos. Entre outros efeitos, as fibras diminuem a absorção de colesterol e influem na produção de ácidos graxos pela flora intestinal. Os polifenóis podem prevenir a aterosclerose por seu potencial antioxidante e por sua atividade anti-inflamatória.
Fonte: Revista Nestlé Bio - Nutrição e saúde/ ano 3 - número 10 - dezembro de 2010
A pontencial capacidade cardioprotetora da uva-passa está diretamente relacionada ao seu teor de fibras e de compostos fenólicos. Entre outros efeitos, as fibras diminuem a absorção de colesterol e influem na produção de ácidos graxos pela flora intestinal. Os polifenóis podem prevenir a aterosclerose por seu potencial antioxidante e por sua atividade anti-inflamatória.
Há estudos apontando o aumento da qualidade antioxidante dos compostos fenólicos durante o processo de desidratação de frutas, aumentando a capacidade de a uva-passa influir positivamente nos processo oxidativos que levam a doenças crônicas.
Um estudo recente mostrou que acrescentar uva-passa à dieta tem efeito positivo nos lípides sanguíneos, reduzindo os níveis de colesterol LDL e de substâncias inflamatórias. Esse e outros estudos também mostram que a uva-passa, assim como outras fontes de carboidratos ricas em fibras e fitoquímicos, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, um dado importante na prevenção de doenças cardiovasculares.Fonte: Revista Nestlé Bio - Nutrição e saúde/ ano 3 - número 10 - dezembro de 2010
Nutricionista Responsável
Dra. Carolina Chuichmam
CRN3 27.155
Fonte: Em foco com a nutrição
Marcadores:
benefícios uvas passas
domingo, 24 de julho de 2011
Evangelhos considerados apócrifos
EVANGELHOS APÓCRIFOS GRÁTIS
Pequena localidade no Alto Egito em Nag Hammadi, aonde em 1945, o camponês Muhamad Ali Salmman, encontrou um grande pote vermelho de cerâmica, contendo treze livros de papiro encadernados em couro. No total descobriram cinqüenta e dois textos naquele sítio.
Caverna Nag Hammadi
Na primeira análise, para surpresa do Dr. Quispel, a primeira linha traduzida do copta foi: "Essas são as palavras secretas que Jesus, O Vivo, proferiu, e que seu gêmeo, Judas Tomé, anotou".
Os manuscritos, hoje conhecidos como Evangelhos Gnósticos, ou Apócrifos (Apocryphom literalmente livro secreto), revelam ensinamentos, apresentados segundo perspectivas bastante diversas daquelas dos Evangelhos Oficiais da Igreja Romana; como por exemplo este trecho atribuído a Jesus, O Vivo: "Se manifestarem aquilo que têm em si, isso que manifestarem os salvará. Se não manifestarem o que têm em si, isso que não manifestarem os destruirá."
Além dos Evangelhos (ensinamentos atribuídos a Jesus Cristo através de seus apóstolos) outros textos compõe o legado de Nag Hammadi, de cunho teológico e filosófico.
Os papiros encontrados em Nag Hammadi, tinham cerca de 1.500 anos, e eram traduções em copta de manuscritos ainda mais antigos feitos em grego e na língua do Novo Testamento, como constatou-se, ao verificar que parte destes manuscritos tinham sido encontrados em outros locais, como por exemplo alguns fragmentos do chamado Evangelho de Tomé. As datas dos textos originais estão estimadas entre os anos 50 e 180, pois em 180, Irineu o bispo ortodoxo de Lyon, declarou que os hereges "dizem possuir mais evangelhos do que os que realmente existem".
Manuscritos Nag Hammadi
Acredita-se que os manuscritos foram enterrados por volta do século IV, quando na época da conversão do imperador Constantino, os bispos cristãos, passaram ao poder e desencadearam uma campanha contra as heresias. Então, algum monge do mosteiro de São Pacômio, nas cercanias de Nag Hammadi, tomou os livros proibidos e os escondeu no pote de barro, onde permaneceram enterrados por 1.600 anos!
Comentário do Site:
Os Evangelhos Apócrifos mostram uma versão diferente das enunciadas pela Igreja Católica na questão sobre Jesus Cristo em sua vida é em seus ensinamentos.
Os Evangelhos Apócrifos eram aceitos por diversas comunidades católicas de todo o Império Romano e a definição dos evangelhos que seriam verdadeiros e os tidos apócrifos começaram com o Imperador Constantino(272-337) e terminaram com o Decreto Gelasiano(492-496).
O Fundamentalismo religiosa da Igreja Católica varreu e queimou grande parte destes evangelhos tidos como apócrifos e perseguiu implacavelmente no decorrer dos séculos os ensinamentos que eram contra a Cúria Romana.
Acredito que as palavras do Nazareno foram sufocadas pelo imediatismo ou pela política dos poderosos de todas épocas, aonde a bíblia e seus escritos tinham que se amoldar a Teologia dominante da Igreja Católica, mais os ecos da verdade que são representados pelo Sermão da Montanha, representam a essência das palavras de Jesus Cristo de Nazaré.
Textos Introdutórios dos Evangelhos Apócrifos
Relação de Evangelhos Apócrifos para Download
5 - Evangelho Filipe
7.1 - O Evangelho de Pedro 2
10 - Evangelho Madalena
19 - Evangelho de Agrapha
27 - Epístola de Diognet
28 - Epístola de Barbabé
30 - Carta do Rei Abgaro
35 - Sophia Jesus
36 - Didaque
37 - Salmos de Salomão
38 - Salmo 151
40 - Atos de Tecla
42 - O Hino da Perola
44 - Oração De Manasses
45 - Volusiano
53 - Apologia
54 - Pistis Sophia
Links de Sites Sobre Evangelhos Apócrifos
Fonte: Biblioteca Virtual
Marcadores:
Evangelhos apócrifos mar morto
quarta-feira, 20 de julho de 2011
terça-feira, 12 de julho de 2011
A importância dos sucos.
Todas as frutas e hortaliças tem papéis importantes a desempenhar para manter a saúde boa. Suco de cenoura e de aipo devem se tornar logo parte de sua dieta diária.
O suco de maçã é o único suco que pode ser misturado com qualquer suco de hortaliça.
Folhas verdes, tais como espinafre, salsa, alface e brotos, são de importância vital. Sucos de frutas cítricas é uma excelente fonte de vitamina C, muito necessária para o nosso corpo.
TODOS OS BENEFÍCIOS DOS SUCOS À SAÚDE:
Grande quantidade de alimentos crus livra o corpo de toxinas. Os alimentos puros suavizam a pele, tornam os cabelos brilhantes, a respiração livre, e todo sistema orgânico fica tão regulado, que você não precisará mais se preocupar com ele. Gripes e resfriados diminuem e se tornam muito mais espaçados.
DICAS IMPORTANTES:
• tome os sucos assim que ficarem prontos.
• não armazená-los na geladeira para consumo posterior.
• quando tomar suco de hortaliças trate de mastigá-los.
ALGUMAS RECEITAS BÁSICAS
coquetel antivírus: 2 maças e 1 laranja
regulador noturno :2 maçãs e 1 pêra
purificador de sangue: 3 maças e 8 morangos
anti-úlcera: ½ tomate,100g repolho,2 talos salsão
exterminador de manchas: 6 cenouras ½ pimentão verde
depurador do corpo :2 cenouras, ½ pepino, ½ beterraba
coquetel baixa-colesterol: 5 cenouras, ½ maçã,1 pedaço gengibre
1 punhado de salsinha
digestivo especial :6 cenouras e 7 folhas espinafre
cabelos brancos :100g repolho,7 folhas espinafre
4 cenouras
evitar fadiga muscular :4 cenouras, 1 aspargo 1 talo salsão
coquetel estimulante energia: 6 cenouras, 5 ramos salsinha
envelhecimento geral: salsão, melancia, cenoura e salsinha
unhas quebradiças :pepino
osteoporose :cenoura, couve e brócolis
artrite :repolho, salsão
RECEITAS:
SUCO PELE DE CETIM: excelente para resfriados e náusea. Contribui para a suavidade da pele. É indicado para levantar o ânimo. É o verdadeiro suco do renascimento.
Ingredientes : 5 cenouras, 1 maçã e 1 pedaço de gengibre
Para crianças que não podem tomar leite, mas precisam de cálcio:
Ingredientes:
2 ou 3 folhas de couve 1/2 maçã 3 ou 4 cenouras 1 xícara de chá de brócolis
Modo de Preparo: Lave bem os legumes/frutas. Remova as pontas das cenouras, corte em pedaços menores e coloque no liquidificador. Adicione o brócolis, a couve e a maçã e coloque para bater. Se preferir, adicione meia xícara de água. Coe e coloque para gelar.
Para prevenir resfriados:
Ingredientes:
1 Kiwi 1 Manga 1/2 Melão 1/2 Xícara de morango
Modo de preparo: Lave bem as frutas, descasque-as e pique em pedaços pequenos e coloque-as no liquidificador. Bata todos os ingredientes e sirva.
Para recuperar as reservas de potássio após diarréia:
Ingredientes:
1 Laranja 2 ou 3 Cenouras 1/2 Melão 1 Banana
Modo de preparo: Lave bem as frutas/legumes, corte as pontas da cenoura, pique em pequenos pedaços. Adicione as frutas e bata tudo no liquidificador.
Outros tipos de sucos:
Suco de carambola com abacaxi
4 (sopa) de açúcar
2 carambolas grandes
1 litro de água gelada
1 abacaxi pequeno
Bater no liqüidificador o abacaxi e as carambolas no liqüidificador com a água. Coar e adoçar.
Suco de Alface
5 folhas de alface
5 galhos de salsa
suco de 2 laranjas
Lavar bem as folhas de alface e os galhos de salsa. Bater no liquidificador com o suco de laranja.
Suco de laranja com cenoura
2 cenouras pequenas
4 laranjas médias
açúcar a gosto
Colocar as laranjas e cenouras na geladeira para ficarem bem geladas. Espremer as laranjas em um espremedor e colocar o suco em um liquidificador. Lavar bem e raspar as cenouras, cortar em rodelas e acrescentar ao suco de laranjas. Bater para incorporar bem os ingredientes e adicionar açúcar conforme o gosto. Sirva. Quem preferir o suco sem o bagaço das cenouras é só passar por uma peneira ou utilizar uma centrifuga.
Suco de laranja, mamão e acerola
17 unidades de acerolas médias
8 unidade de laranjas
½ mamão papaya
200 ml de água
Açúcar a gosto
Espremer as laranjas e reservar. Bater no liqüidificador o mamão, acerola com a água e misturar ao suco de laranja, adoçar a gosto e servir.
Fanta caseira
Ingredientes:
04 cenouras médias limpas;
01 laranja somente a casca ralada;
01 copo de suco de limão;
açúcar a gosto;
02 litros de água filtrada.
Preparo:
Bater no liquidificador a cenoura, a casca ralada, o suco, o açúcar e 1/2 litro de água por 5 minutos, coar 2 vezes colocar o restante da água, pôr para gelar por 6:00 horas.
Depois é só saborear
Suco de casca de abacaxi com hortelãI
ngredientes:
04 xícaras (chá) de casca de abacaxi;
06 xícaras (chá) de água;
04 colheres (sopa) de hortelã;
01 limão;
05 colheres (sopa) de açúcar.
Preparo: Bata no liquidificador as cascas de abacaxi com a água e o hortelã.
Coe, acrecente o suco de limão e o açúcar.
Sirva gelado.
Melão com Limão
Ingredientes:
01 fatia de melão;
1/4 de limão (galego ou taiti);
150 ml de água
Preparo:
Misture tudo e bata no liquidificador
Suco da horta
Ingredientes:
02 xícaras(chá) de couve;
01 litro de água;
01 xícara (chá) de polpa de maracujá;
01 xícara (chá) de açúcar;
1/2 xícara (chá) de suco de limão.
Preparo:
Lave bem as folhas de couve, pique-as, coloque no liquidificador e bata com água.
Acrescente a polpa de maracujá e bata rapidamente.
Coe e junte os demais ingredientes.
Sirva bem gelado.
Medicinais:
Imunidade- 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + 1 limão inteiro (polpa e casca).
Calmante - 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 limão inteiro (polpa e casca).
Desintoxicante - 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba crua + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).
Digestivo - 1 xícara de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).
Energético - 1 xícara de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.
Mousse laxante - 1 fatia de mamão formosa (o papaia é mais calórico) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem caroço (ou 2 colheres de sopa de uva passa sem caroço). Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.
Engana fome - 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.
ESPECIAL: Energético, dizem que é o suco do renascimento. Previne gripes e resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixar a pele suave - 4 cenouras + 1 maçã descascada + 1 limão inteiro (polpa e casca) + 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente.
Fontes: Saúde e vida online, Alô Bebê, receitas online, Dicas sobre Nutrição, Iserv.
domingo, 3 de julho de 2011
Por que odeiam gatos?
Pessoas que odeiam gatos, voltarão como ratos na próxima vida.
Faith ResnickFilhotinhos da Mel - tá faltando o Frajolinha nesta foto |
Marcadores:
pessoas não gostam gatos
sábado, 2 de julho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)